Administração Regional de Planaltina fortalece diálogo com população via ouvidoria do GDF

81% das demandas registradas na ouvidoria de Planaltina foram resolvidas, informa RA local

Até o momento, a RA informa que 81% das solicitações já foram atendidas; na última semana também servidores do GDF Presente estiveram na região para fazer os preparativos para o aniversário de 161 anos da cidade

Por Cláudio Ulhoa

O boletim informativo da última semana da Região Administrativa (RA) de Planaltina mostra que os trabalhos na RA não param. Desta vez, as obras de infraestrutura se misturam com ações voltadas para também conter o avanço da covid-19, como tem ocorrido em todo o Distrito Federal por ordem do governo local. Em Planaltina, por exemplo, a RA tem promovido algumas medidas de contenção da doença, como foi o caso da criação de uma força-tarefa, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para ajudar na fiscalização do cumprimento das medidas de segurança e também na distribuição de máscaras.

Outra iniciativa neste sentido, foi a implantação de tendas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da regional para também ajudar no tratamento da covid-19, já que, conforme ressalta a administração local, tem o intuito de proporcionar segurança às pessoas com sintomas da doença. Essa ação, visa atender os conselhos de especialistas da área de saúde, que aconselham o distanciamento de pacientes no momento em que eles estejam em busca de atendimento nos hospitais. “Para melhorar nos atendimentos e proporcionar maior segurança, separando os locais de atendimento de pessoas com sintomas do COVID19”, diz o informativo.

Ouvidoria

A RA de Planaltina tem trabalhado com base em solicitação de serviços feita pela própria sociedade. Por meio de um canal de comunicação (ouvidoria), a regional diz ter atendido, até o momento, 81% dessas demandas. A informação foi confirmada pelo próprio administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, que explicou que, entre os meses de abril, maio e junho foram registradas 262 solicitações de serviço.

“É um procedimento que tornou todo processo mais ágil e organizado. Com todas as demandas registradas na ouvidoria, conseguimos quantificar o trabalho e a comunidade ainda pode acompanhar o trâmite do pedido, através do número de protocolo que foi gerado”, explica Célio Rodrigues.

Para a população apresentar sua demanda à ouvidoria é preciso que fazer alguma solicitação de serviço pelo telefone 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br.

Infraestrutura

Uma das práticas adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) durante a pandemia – que possibilitou uma redução de carros e pessoas nas ruas – foi potencializar os serviços de infraestrutura urbana nas regionais. Em Planaltina não foi diferente. Conforme mostra o informativa da última semana, a RA local atuou na poda de árvores na região central da cidade, no estacionamento do Fórum e próximo ao 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM); construção de quebra-molas e recapeamento de vias em Arapoanga,  Grande Oriente, Feira do Arapoanga e Vila Feliz.

Força-tarefa do GDF Presente atua em Planaltina para preparar regional para as comemorações dos seus 161 anos

Além disso, houve intervenções no bairro Fátima, onde foi feita limpeza de uma área que estava com mato alto e causava transtornos para comunidade. Nesse sentido os funcionários do programa GDF Presente também atuaram na retirada de entulho e produtos descartáveis na região de Arapoanga.

O GDF Presente também realizou ações de infraestrutura com o uso de caminhões, retroescavadeiras, patrolas, tratores e outras máquinas da Novacap, do SLU e do DER-DF, para preparar a RA para a celebração de seu aniversário de 161 anos no próximo dia 19.

Foi realizada ainda, durante três dias seguidos, na região de Estância, a retirada de 380 toneladas de entulhos em diversos pontos da região. “Foi retirado, também, todo entulho e lixo da área próxima à Torre, atrás do posto de saúde da região, uma demanda antiga da comunidade local, registrada nos nossos canais de ouvidoria. Pedimos agora a colaboração de toda comunidade, para deixar os espaços limpos e organizados”, destaca a RA de Planaltina em seu informativo.

Como Planaltina é referência no DF por em razão de sua agricultura e pecuária, a RA local busca se preparar para a chegada das queimadas. Com o clima seco neste período do ano, as queimadas são constantes na região. Por isso, na última semana, representantes de associações rurais de Planaltina puderam participar de palestras sobre os cuidados e precauções a serem adotadas em caso de queimadas e incêndios. As palestras foram promovidas pelo Grupamento de Proteção Ambiental dos Bombeiros, em parceria com a Administração de Planaltina, com apoio do Conselho Rural e Associações.

Propostas

No âmbito das tratativas e negociações, as reuniões entre o corpo técnico da RA de Planaltina e representantes de diversos órgãos da sociedade civil aconteceu inicialmente com a visita do secretário-executivo das Cidades do GDF, Valmir Lemos, que esteve em Planaltina para ouvir e buscar atender as demandas locais. Ainda houve reunião entre os representantes do Conselho de Pastores de Planaltina que estiveram na RA para visitar e dialogar com o administrador, Célio Rodrigues.

Houve ainda um encontro entre técnicos da Novacap, para estudar a possibilidade de construir um restaurante comunitário no Arapoanga. “Sabemos o quanto essa demanda é importante para comunidade local. Estamos trabalhando para em breve trazer notícias positivas sobre este assunto”, disse o administrador Célio Rodrigues.

Fonte Blog do Ulhoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui