Início Brasília Ibaneis vai mudar direção do Detran-DF

Ibaneis vai mudar direção do Detran-DF

646
0
Ibaneis pode escolher Valmir Lemos para ocupar o cargo de presidente do Detran

O intuito é fazer com que o órgão seja mais ágil em seus serviços e passe por uma modernização de seus sistema de trabalho

Por Cláudio Ulhoa

O pedido de exoneração feito de última hora pelo então presidente do Departamento Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Alírio Neto, colocou o governo diante de uma situação favorável à gestão de Ibaneis Rocha (MDB). É que o governador pretende fazer mudanças na direção do departamento no sentido de fazer com que o órgão seja mais ágil e tenha melhor prestação de serviço.

A exoneração de Neto é consequência, segundo o próprio Ibaneis, de motivos de saúde. “Com o órgão sim, com ele (Alírio), não. Preciso de maior agilidade, e os problemas de saúde e o momento que ele atravessa dificultaram. Mas agradeço a amizade e o compromisso do Alírio”, disse o governador em entrevista à imprensa local, quando indagado se estava insatisfeito com atual gestão do Detran-DF.

Nos bastidores acredita-se que o ex-presidente seria exonerado garantidamente, isso era plano desde o ano passado. Assim, a situação ficou favorável ao governo que já visa outros quadros para a formação de uma nova direção.

Entre os planos do governo para O Detran é a de colocá-lo em um sistema informatizado, o que a atual gestão ainda não conseguiu fazer. Há também a ideia de abrir a “caixa-preta” que seria o departamento de trânsito para fazer dele um órgão com bons serviços prestados. O governo avalia como “problemática” a postura da autarquia que também recebe forte repúdio da população.

Mesmo com frota alta, o DF tem baixo índice de licenciamento

A frota de veículos emplacados no Distrito Federal aumentou 3,3% em 2018 em relação a 2017. O número de carros e motocicletas licenciados, porém, não acompanhou este ritmo, e registrou uma diminuição de 13,9%, segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran). Em 2018 a frota do DF era de 1.746.820 milhão.

Com a saída de Neto, acredita-se que o nome escolhido para direção do Detran-DF deva ser de Valmir Lemos de Oliveira, Ele já foi diretor-geral adjunto do e corregedor do órgão.

Sendo ou não Valmir Lemos o mais novo presidente do departamento de trânsito, a situação dada é que a nova gestão terá o encargo de fazer uma gestão moderna, desburocratizada e voltada às verdadeiras demandas da população.

Fonte: Blog do Ulhoa