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Hospital Regional de Samambaia inicia processo de certificação do Banco de Sangue

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Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

A classificação ISO 9001 assegura eficiência e credibilidade

O Banco de Sangue do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) está em busca do reconhecimento e certificação com a ISO 9001, uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto que atesta sua qualidade e excelência. Na primeira etapa, o Núcleo de Qualidade da Fundação Hemocentro de Brasília fará um diagnóstico do banco de sangue do hospital e indicará as medidas que devem ser adotadas.

De acordo com a chefe Núcleo de Hematologia e Hemoterapia do HRSam, Cláudia Marques de Caldas Mota, “todo serviço assistencial deveria apresentar certificação de qualidade, garantindo eficiência e segurança em seus processos. Queremos prestar o melhor serviço, com a maior segurança, aos nossos pacientes”.

Ainda segundo Claudia, “a busca pela certificação requer melhorias na organização, que vai conferir melhorias na produtividade e credibilidade, seguindo um conjunto de princípios para a melhoria contínua, com foco no paciente e em suas necessidades”.

CERTIFICAÇÃO – A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida, que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos (ferramentas) para a implantação do sistema em uma organização. No Brasil, o documento foi traduzido e publicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, 2015.

Os princípios da gestão de qualidade são baseados no foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processos, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamentos.

Josiane Canterle, da Agência Saúde