Início Brasília Revitalização do Setor Hospitalar Sul vai privilegiar pedestres

Revitalização do Setor Hospitalar Sul vai privilegiar pedestres

51
0

Plano de melhorias prevê ampliação de largura das calçadas, construção de praças e organização do trânsito na região

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade e organizar o trânsito no Setor Hospitalar Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação encaminhou projeto de requalificação dos espaços públicos na região à Secretaria de Obras e à Novacap.

A proposta integra o NósUrbanos, política de melhoria dos espaços públicos já estabelecidos em diversos pontos do Distrito Federal. No caso do Setor Hospitalar Sul, o plano foi elaborado pela pasta e tem recursos destinados por meio do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb).

As melhorias estão em fase de atualização de orçamentos e a licitação deve ser lançada em 90 dias. Assim que as empresas forem escolhidas, as obras devem durar 180 dias. Como a origem da verba é o Fundurb, os custos da obra não competem com as despesas prioritárias do Estado, como pagamento de servidores e custeio de Educação e Saúde.

Entre as intervenções previstas, está a ampliação da largura das calçadas, que passarão de 3,5 metros para 6 metros. A mudança privilegia o pedestre, uma vez que áreas hospitalares recebem fluxo intenso de pessoas com deficiência permanente ou momentânea.

“O objetivo é devolver a cidade para as pessoas”, defendeu o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

Para isso, as vias terão uma faixa de rolamento de 3,5 metros. Hoje, existem duas faixas, com 7 metros ao todo, mas uma delas é ocupada por carros estacionados irregularmente. Essa situação obstrui a passagem de ambulâncias às entradas de emergências dos centros médicos.

A expectativa é que, com isso, tenham-se vias com largura suficiente à circulação no local sem que os veículos parem irregularmente ao longo dos meios-fios. As vagas de táxi também serão devidamente demarcadas.

Estacionamentos públicos serão readequados

O plano estabelece ainda a reorganização de dois bolsões de estacionamentos públicos próximos à W4 Sul. Para isso, canteiros serão criados na área, de forma a delimitar vagas, evitar a formação de filas duplas e criar rotas seguras para pedestres.

O bolsão de vagas entre a 716 Sul e a Estrada Setor Policial Militar, ao lado de um hospital privado de grande porte, será dividido em dois trechos. Ali será criada uma praça de convivência e a proposta é que, no futuro, ali seja implementado um ponto de integração ao transporte público.

A alteração da velocidade das vias no setor também será submetida à avaliação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Pelo projeto, os veículos poderiam circular a 30km/h, dando a possibilidade de circulação de bicicletas na faixa.

A proposta de revitalização do Setor Hospitalar Sul está disponível no GeoPortal, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Para acessá-la, basta clicar em GeoPortal, na aba Camadas > Camadas > Intervenções Urbanas > NósUrbanos. Em seguida, basta clicar duas vezes sobre o mapa do local.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional

Postada por AGÊNCIA BRASÍLIA