Início Cidades Águas do Rio Preto alcançaram seu nível mais elevado neste ano

Águas do Rio Preto alcançaram seu nível mais elevado neste ano

143
0

Quatro metros acima do nível normal, foi o quanto se elevaram as águas do Rio Preto, no registro feito pela Defesa Civil de Unaí, nesse domingo, 25/11/2018.

Em dezembro do ano passado a Defesa Civil registrou a mesma elevação do nível das águas. Na ocasião, não houve desalojamento de morador ribeirinho. Neste ano também, ninguém foi desalojado.

Durante o fim de semana, os técnicos da Defesa Civil de Unaí, permaneceram mobilizados e em monitoramento das águas, 24 horas por dia.

O volume de água das chuvas registrado neste fim de semana no perímetro urbano de Unaí foi de 132 mm. Maior volume registrado neste ano. Para se ter uma ideia, das 14 às 18 horas de domingo, choveu 51 mm.

Às 3 horas da madrugada, desta segunda-feira, a vazão de água no Rio Preto, na altura de Unaí, atingiu seu pico máximo: 332 milímetros cúbicos por segundo.

A superfície urbana e a rede pluvial, recentemente desobstruída pelo Saae, não conseguiram absorver o grande volume de chuva.

O nível das águas do Rio Preto se estabilizou por volta das 3 horas dessa madrugada. Por volta das 4 horas começou a baixar lentamente.

Alguns afluentes do Rio Preto tiveram suas águas represadas, isso reduz a velocidade de recuo do nível das águas.

As represas existentes no Rio Preto acima de Unaí, informaram que não aumentaram a liberação de água. A Usina de Queimados, por exemplo, informou que está recebendo 48 mm, e liberando apenas 38 mm.

As chuvas cessaram. A expectativa, é que o Rio Preto volte ao seu nível normal, até porque a previsão para o dia de hoje, é de chuva fraca.

A Defesa Civil permanece mobilizada e monitorando o nível das águas do Rio Preto.

Em casos de emergência, as pessoas podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O telefone da Defesa Civil de Unaí é (38) 3677-9610 Ramal 9033.

Fonte: Assessoria de Comunicação