Início Deputado Distrital Mais uma vez o deputado reeleito Agaciel Maia é destaque por não...

Mais uma vez o deputado reeleito Agaciel Maia é destaque por não usar a verba indenizatória

81
0

Os deputados distritais gastaram entre o recesso do meio de ano e o fim do período eleitoral – de julho a setembro – R$ 275.647,72 com verba indenizatória. Esse intervalo de tempo coincide com a baixa produtividade dos membros da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A maioria dos parlamentares concorreu às eleições de 2018.

O mês de julho foi de recesso para os distritais, enquanto agosto e setembro marcaram o período de campanha. Na maioria das sessões desse ínterim, um ou outro deputado entrou em plenário. As sessões foram encerradas, quase sempre, sem qualquer deliberação. O cálculo das verbas indenizatórias exclui o mês de outubro, que só entrará no sistema da Casa em meados de novembro, conforme prevê o Ato 19 da Mesa Diretora.

Dentre os 24 deputados que ocupam a Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, o deputado Agaciel Maia, reeleito nas eleições deste ano, esta mais uma vez entre os nomes que não utilizaram a verba indenizatória no período eleitoral. Fora o período eleitoral Maia foi o único parlamentar que não usou a verba indenizatória nos anos de 2015 a 2018.

O que é verba indenizatória?

A verba indenizatória é usada para ressarcir despesas com locação de imóveis e de veículos, material de expediente, combustível e contratação de consultoria, entre outros. A fim de assegurar a transparência, pelo Ato da Mesa Diretora nº 19/2017, passaram a ser publicadas também informações contidas nas notas fiscais e nos recibos exigidos pela Casa como comprovantes das despesas, além de quadro demonstrativo mensal com as despesas realizadas por cada gabinete parlamentar.

Que todos os parlamentares tomem a iniciativa do deputado Agaciel Maia, e fiquem sem usar essa verba nos próximos quatro anos.

O Blog do Ulhoa parabeniza o deputado pelo feito.

Fonte: Blog do Ulhoa / com informações do Portal Metrópoles