Início Manchete PSB realiza encontros com a população para elaborar programa de governo

PSB realiza encontros com a população para elaborar programa de governo

409
0

O plano de governo do PSB para o Distrito Federal chega em uma das fases mais importantes: o diálogo com a sociedade. As discussões do ‘DF em Debate’ serão usadas na elaboração das políticas públicas que serão apresentadas pela gestão socialista no DF para os próximos quatro anos. O primeiro encontro ocorreu no dia 2 de agosto.

O projeto começou a ser traçado em maio. Agora, a participação popular ganha um espaço de maior destaque com as reuniões específicas para cada área. No primeiro debate, o tema discutido foi a saúde. Participaram servidores, comunidade e gestores da área. O grupo trocou experiências positivas e identificou pontos frágeis.

Candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB) fez a abertura do ‘DF em Debate’ e ressaltou o grande desafio da saúde para gestores de todo o país. O socialista lembrou os impactos da crise econômica brasileira que atingiram todos os estados, incluindo o DF. Em 2014, a capital federal acumulava dívida de R$ 600 milhões apenas na saúde. “Apesar das limitações financeiras, houve avanço significativo na cobertura da ação primária e da saúde da família. Nomeamos mais de 3,5 mil profissionais da saúde somente neste ano, entregamos o novo prédio do Hospital da Criança, com mais de 200 leitos. Mas sabemos também que precisamos modernizar a gestão da saúde para que tenhamos mais agilidade, capacidade e flexibilidade”, afirmou Rollemberg.

Na avaliação do coordenador do programa, Thiago de Andrade, a experiência da gestão, que enfrentou desafios políticos e econômicos, traz ainda mais maturidade para este momento. “O programa lançado pela equipe em 2014 possibilitou diversos avanços e, até mesmo por isso, é possível avaliar que 88% das ações foram concluídas, segundo dados do balanço de prioridades elaborado pelo governo. Agora o momento é de aprofundar. Temos ações sólidas e um caminho e trilhar”, garante Thiago.

Cerca de 100 pessoas participaram do primeiro encontro. Do total, 23 fizeram colocações e sugestões. Todas as participações serão catalogadas e analisadas para, eventualmente, serem incluídas no plano de governo.

O objetivo dos debates, de acordo com Thiago de Andrade, é manter pilares fundamentais como a ética, transparência e cidadania, e também garantir que o projeto seja realista, honesto e reflita os anseios da população. O próximo encontro terá como tema Áreas Sociais e Segurança, no dia 9 de agosto, no Aracoara HotelSHN Q. 5 Quadra 5 Bloco C – Asa Norte.
O lançamento público do programa de governo está previsto para o dia 13.

Fonte: PSB-DF