Início Brasília Agaciel Maia: Festa do Divino Espirito Santo em Planaltina

Agaciel Maia: Festa do Divino Espirito Santo em Planaltina

186
0

Por Cristiany Patrícia / Cláudio Ulhoa

A festa do Divino se deu no início do século XIV a partir de uma promessa feita pela rainha D. Isabel de Aragão por volta do ano de 1320, na qual prometeu ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que é o símbolo do Divino Espírito Santo, caso o seu esposo rei D. Dinis e seu filho legítimo D. Afonso se reconciliassem, no qual brigavam pelo trono, pois o desejo de D. Dinis era que a coroa portuguesa passasse para o seu filho bastardo Afonso Sanches, após a sua morte.

Essa celebração acontece todos os anos, cinquenta dias após a páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando ocorreu a descida do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos no cenáculo. “Apareceram línguas como de fogo, que se repartiram e todos começaram a falar em línguas estranhas. ” ( At 2, 2-4)
No Brasil, comemora-se desde as primeiras décadas do século XVI . A colonização foi feita por Dom Pedro onde a festa chegou, mas ganhou força no século XIV. Cada cidade do país comemora essa data segundo a sua cultura.

Em Brasília, a tradicional festa de Pentecostes ocorre todos os anos no mês de maio, reunindo milhares de fiéis ao longo dos três dias de festa. Com a presença do Padre Moacir Anastácio, fundador da Comunidade Renascidos em Pentecostes, situado no núcleo rural Alexandre Gusmão, próximo ao setor O .

A tradição da Festa do Divino começou em Planaltina em 1882, ano em que o posto de imperatriz foi assumido por Auta Carlos de Alarcão, na cidade, essa comemoração tem grande influência, pois vêm acompanhada de folias, novenas, giros, ao longo do mês.

O deputado Agaciel Maia todoa os anos faz questão de participar da tradicional festa do Divino. Este ano, não foi diferente, Agaciel acompanhado de sua esposa Dr° Sanzia Maia participaram mais uma vez desse grande evento, onde reuniu milhares de pessoas; o administrador Vicente Salgueiro promoveu um almoço para mais de mil pessoas e convidou Agaciel Maia e o Governador Rodrigo Rollemberg que fizeram presença até o final do evento.

Todas as paróquias se reúnem, juntamente com os cavaleiros da folia de roça que chegam a cidade para o tradicional “ Encontro das Bandeiras ”, afim de louvar e agradecer todas as graças alcançadas pelo Espírito.

Fonte: Blog do ulhoa